Capa de Please Please Me, de 1963 |
Como falar sobre música, rock, discos, cultura, história, sem mencionar os Beatles? Impossível. Os Beatles foram, com certeza (sem medo das opiniões contrárias), a banda mais influente da música contemporânea. E muito disso se dá porque eles foram os primeiros a inovar em diversos aspectos, além de quebrar vários paradigmas. Dentre estes, o primeiro, talvez, tenha sido a própria estrutura da música, em arranjos incrivelmente simples e ao mesmo tempo inusitados.
A BANDA
O ano é 1957, 6 de julho. Na Inglaterra, é começo de verão. É comum, neste período, ocorrerem festividades. Não era diferente na Igreja St. Peter, em Liverpool. James, então com 15 anos, foi à uma quermesse desta igreja, e assistiu à uma banda local, de nome Quarrymen, formada poucos meses antes. Ele viu instrumentos toscos, boa parte feitos com utensílios domésticos: vassouras, tábuas, arames. Os músicos, nenhum parecia um "novo Mozart". O vocalista/violonista olhava a plateia com desprezo, postura arrogante e ignóbil. Seu nome: John.
Mas, enquanto todos procuravam quitutes ou puxavam assunto com conhecidos, tentando ignorar a "vergonha alheia" no palco, James parecia encantado. Ele nunca tinha visto algo assim antes. Quis conhecer o vocalista. Quando conseguiu falar com ele, John não lhe deu muita bola. Até James pegar o violão emprestado. Afinou-o, e deu uma palhinha de "Twenty Flight Rock", de Eddie Cochran. John ficou impressionado, James era bom, e o convidou para entrar pra banda.
Estava consolidada a parceria mais importante da música contemporânea: Lennon (o "John") e McCartney (o "James"). O embrião dos Beatles!
Posteriormente, após trocas de integrantes e vários contatos, a formação permaneceu com os "fab four": George Harrison, Ringo Starr, além de John e Paul. Mas, embora todos saibam da evolução e sofisticação do som do grupo ao longo do tempo, um detalhe permeou toda a carreira do grupo, desde seu primeiro disco: a experimentação. Muitos afirmam que esta característica é uma herança dos seus primórdios de Quarrymen, fundados no skiffle.
CONTEXTO HISTÓRICO
Não é comum associar o skiffle ao rock, normalmente relacionado ao blues. Usualmente, o skiffle tem relações com o jazz ou o folk. Isso porque, na década de 50, o rock ainda engatinhava e apresentava ao mundo seus primeiros "heroes". Estes artistas (Chuck Berry, Little Richard, Jerry Lee Lewis, Eddie Cochram, Elvis Presley, a lista é gigante) pegaram basicamente a linha-mestra do blues, aumentaram o tempo musical, jogaram a força rítmica na guitarra, um texto mais leve e... "voilà"! Rock'n'Roll!
Entretanto, as músicas permaneciam com a mesma "cara". Era como se fosse um blues mais rápido. Pra quem estuda rimas poéticas, é mais fácil compreender: quase todo rock desse período tinha o esquemão "A-A/B-A/C-B/A-A". E pra quem estuda teoria musical, entenda A, B e C como tônica, subdominante e dominante. Mas pra quem não estuda nada disso, é mais fácil com exemplos práticos: ouça "Blue Suede Shoes", qualquer versão. É disso que eu estou falando.
É nesse ponto que entram os Quarrymen e o seu skiffle. Esse ritmo, tão incomum aos brasileiros, foi muito popular na Inglaterra, pouco antes da explosão do rock nos EUA. E ele também tinha o seu "heroe", na figura de Lonnie Donegan, até hoje tido como referência. O ponto alto do estilo de Donegan era o improviso, a estrutura musical livre de padrões e os instrumentos caseiros. Com essa fórmula, é fácil concluir que o skiffle era mais popular entre as comuidades mais pobres.
Foi a fusão do rock clássico dos EUA com a liberdade do skiffle dos Quarrymen que fez com que "Please Please Me", o álbum debutante dos Beatles, virasse a cabeça da molecada da época.
O DISCO
A discografia dos Beatles é meio estranha. Se você pegar o primeiro disco (este) e o último gravado ("Abbey Road"), a sensação é que se trata de duas bandas absolutamente distintas. Isso porque eles evoluiram musicalmente ao longo dos 8 ou 9 anos em que a banda existiu de maneira ímpar, as músicas ficaram mais sofisticadas com o tempo. Há quem afirme que existem dois Beatles: antes do "Revolver" e depois do "Revolver".
Independentemente disso, se há uma coisa que se pode afirmar que nunca mudou, desde "Please Please Me", foi a experimentação, como já falei antes, motivada pela influência de Lonnie Donegan e seu skiffle. Pode-se observar esta influência original em algumas músicas deste disco, como "Misery" e a belíssima "A taste of honey". Os clássicos do rock também têm bastante peso nesse disco. Nota-se grande influência em "I saw her standing there", "P.S. I love you" e "Baby it's you". Também vemos a fusão do esquemão blues que eu citei acima nas faixas "Boys" e "Chains".
Apesar disso, duas músicas se destacaram e se tornaram os maiores sucessos que iniciaram a "beatlemania". A primeira foi "Love Me Do", o maior sucesso do disco, com seu indefectível solinho de gaita. A segunda foi hit na época, e ficou muito popular nos anos 80: "Twist and Shout". O motivo do "revival" foi por ela ter feito parte da trilha sonora do filme "Curtindo a vida adoidado", uma das comédias mais aclamadas do período. Esta canção também é considerada um dos maiores covers de todos os tempos, superando a original, do grupo Isley Brothers.
Embora icônico, "Please Please Me" é só um fragmento do que foi o restante da discografia dos Beatles. Em média, ele não está entre os melhores da banda. Porém, foi o que os impulsionou, desencadeando vários eventos que mudariam a forma de fazer e de ouvir música no mundo todo.
LISTA DE FAIXAS
1. I Saw Her Standing There
2. Misery
3. Anna (Go to Him)
4. Chains
5. Boys
6. Ask Me Why
7. Please Please Me
8. Love Me Do
9. P.S. I Love You
10. Baby It's You
11. Do You Want To Know A Secret
12. A Taste of Honey
13. There's A Place
14. Twist and Shout
AVALIAÇÃO (0-10)
Nota 7
A BANDA
O ano é 1957, 6 de julho. Na Inglaterra, é começo de verão. É comum, neste período, ocorrerem festividades. Não era diferente na Igreja St. Peter, em Liverpool. James, então com 15 anos, foi à uma quermesse desta igreja, e assistiu à uma banda local, de nome Quarrymen, formada poucos meses antes. Ele viu instrumentos toscos, boa parte feitos com utensílios domésticos: vassouras, tábuas, arames. Os músicos, nenhum parecia um "novo Mozart". O vocalista/violonista olhava a plateia com desprezo, postura arrogante e ignóbil. Seu nome: John.
Mas, enquanto todos procuravam quitutes ou puxavam assunto com conhecidos, tentando ignorar a "vergonha alheia" no palco, James parecia encantado. Ele nunca tinha visto algo assim antes. Quis conhecer o vocalista. Quando conseguiu falar com ele, John não lhe deu muita bola. Até James pegar o violão emprestado. Afinou-o, e deu uma palhinha de "Twenty Flight Rock", de Eddie Cochran. John ficou impressionado, James era bom, e o convidou para entrar pra banda.
Estava consolidada a parceria mais importante da música contemporânea: Lennon (o "John") e McCartney (o "James"). O embrião dos Beatles!
Posteriormente, após trocas de integrantes e vários contatos, a formação permaneceu com os "fab four": George Harrison, Ringo Starr, além de John e Paul. Mas, embora todos saibam da evolução e sofisticação do som do grupo ao longo do tempo, um detalhe permeou toda a carreira do grupo, desde seu primeiro disco: a experimentação. Muitos afirmam que esta característica é uma herança dos seus primórdios de Quarrymen, fundados no skiffle.
CONTEXTO HISTÓRICO
Não é comum associar o skiffle ao rock, normalmente relacionado ao blues. Usualmente, o skiffle tem relações com o jazz ou o folk. Isso porque, na década de 50, o rock ainda engatinhava e apresentava ao mundo seus primeiros "heroes". Estes artistas (Chuck Berry, Little Richard, Jerry Lee Lewis, Eddie Cochram, Elvis Presley, a lista é gigante) pegaram basicamente a linha-mestra do blues, aumentaram o tempo musical, jogaram a força rítmica na guitarra, um texto mais leve e... "voilà"! Rock'n'Roll!
Entretanto, as músicas permaneciam com a mesma "cara". Era como se fosse um blues mais rápido. Pra quem estuda rimas poéticas, é mais fácil compreender: quase todo rock desse período tinha o esquemão "A-A/B-A/C-B/A-A". E pra quem estuda teoria musical, entenda A, B e C como tônica, subdominante e dominante. Mas pra quem não estuda nada disso, é mais fácil com exemplos práticos: ouça "Blue Suede Shoes", qualquer versão. É disso que eu estou falando.
É nesse ponto que entram os Quarrymen e o seu skiffle. Esse ritmo, tão incomum aos brasileiros, foi muito popular na Inglaterra, pouco antes da explosão do rock nos EUA. E ele também tinha o seu "heroe", na figura de Lonnie Donegan, até hoje tido como referência. O ponto alto do estilo de Donegan era o improviso, a estrutura musical livre de padrões e os instrumentos caseiros. Com essa fórmula, é fácil concluir que o skiffle era mais popular entre as comuidades mais pobres.
Foi a fusão do rock clássico dos EUA com a liberdade do skiffle dos Quarrymen que fez com que "Please Please Me", o álbum debutante dos Beatles, virasse a cabeça da molecada da época.
O DISCO
A discografia dos Beatles é meio estranha. Se você pegar o primeiro disco (este) e o último gravado ("Abbey Road"), a sensação é que se trata de duas bandas absolutamente distintas. Isso porque eles evoluiram musicalmente ao longo dos 8 ou 9 anos em que a banda existiu de maneira ímpar, as músicas ficaram mais sofisticadas com o tempo. Há quem afirme que existem dois Beatles: antes do "Revolver" e depois do "Revolver".
Independentemente disso, se há uma coisa que se pode afirmar que nunca mudou, desde "Please Please Me", foi a experimentação, como já falei antes, motivada pela influência de Lonnie Donegan e seu skiffle. Pode-se observar esta influência original em algumas músicas deste disco, como "Misery" e a belíssima "A taste of honey". Os clássicos do rock também têm bastante peso nesse disco. Nota-se grande influência em "I saw her standing there", "P.S. I love you" e "Baby it's you". Também vemos a fusão do esquemão blues que eu citei acima nas faixas "Boys" e "Chains".
Apesar disso, duas músicas se destacaram e se tornaram os maiores sucessos que iniciaram a "beatlemania". A primeira foi "Love Me Do", o maior sucesso do disco, com seu indefectível solinho de gaita. A segunda foi hit na época, e ficou muito popular nos anos 80: "Twist and Shout". O motivo do "revival" foi por ela ter feito parte da trilha sonora do filme "Curtindo a vida adoidado", uma das comédias mais aclamadas do período. Esta canção também é considerada um dos maiores covers de todos os tempos, superando a original, do grupo Isley Brothers.
Embora icônico, "Please Please Me" é só um fragmento do que foi o restante da discografia dos Beatles. Em média, ele não está entre os melhores da banda. Porém, foi o que os impulsionou, desencadeando vários eventos que mudariam a forma de fazer e de ouvir música no mundo todo.
LISTA DE FAIXAS
1. I Saw Her Standing There
2. Misery
3. Anna (Go to Him)
4. Chains
5. Boys
6. Ask Me Why
7. Please Please Me
8. Love Me Do
9. P.S. I Love You
10. Baby It's You
11. Do You Want To Know A Secret
12. A Taste of Honey
13. There's A Place
14. Twist and Shout
AVALIAÇÃO (0-10)
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