13 de mai. de 2011

“The Runaways” (The Runaways, 1976)

Capa de "The Runaways", de 1976



No primeiro post, dediquei à banda de maior renome do punk rock. Este de agora vai tratar de uma banda que teve um sucesso bem mais moderado, mas ainda assim muito importante para a música: as Runaways. Formada somente por garotas, esse grupo teve a missão quase-impossível de sobreviver no rock, um estilo em que boa parte dos heróis tem certa postura machista.


A BANDA

Quando você fala pra 10 pessoas sobre as Runaways, 9 delas dizem: “Quem?!”. Para essas 9, você diz que essa banda foi a que lançou a carreira de Joan Jett. Ao dizer isso, 7 ainda vão dizer: “O que é Joan Jett?”. Para essas 7, você diz que foi ela que gravou “I Love Rock ‘n’ Roll”. Quando você disser isso, pelo menos 6 das 7 pessoas vão dizer: “Ahhhhhhhhh tá!”.

Pois foi exatamente Joan o embrião das Runaways. Quando adolescente, aprendeu guitarra, e teve a ideia de iniciar uma banda só com garotas. Lá pelos 16, conheceu o produtor Kim Fowley, e lhe contou o seu plano. Kim então a apresentou à baterista Sandy West. Posteriormente, recrutaram Lita Ford para a guitarra solo e Jackie Fox para o baixo.

A última a entrar para o grupo foi a vocalista Cherie Curie. Entretanto, seu ingresso representou um ponto de virada para a banda. A menina trouxe uma aura magnificamente paradoxal à banda. Ela tinha ao mesmo tempo um jeito meigo e agressivo, recatado e devasso. Isso chamou a atenção, e as Runaways começaram a ganhar espaço.


CONTEXTO HISTÓRICO

No post do disco “Ramones” eu já havia colocado mais ou menos o cenário da época. Os países ricos enfrentavam uma das maiores dragas econômicas de todos os tempos, e isso refletiu diretamente na música. Principalmente nos EUA, as bandas começavam a adotar fórmulas mais enxutas, até como uma maneira de se aproximar do público.

Foi nesse contexto que bandas ganharam nome, e são apontadas até hoje como referência, tais como Stooges, Aerosmith, Kiss, Sweet, AC/DC e muitas outras. Ao leitor mais atento, deve ter notado que eu não escolhi esses nomes à toa. Todos esses grupos foram lançados mais ou menos na mesma época... e todos eles fazem uso de temas sexistas em suas canções. O rock sempre foi um pouco assim, desde seus primórdios, é até “cultural”. E a maioria dos fãs não vê problema algum nisso, ao contrário, eles adotam esse “machismo” de um modo bem humorado.

Só que, para Jett e as Runaways, essa “cultura sexista” no rock, tão trivial para os fãs, acabou se tornando uma barreira. Afinal, como vencer em um meio dominado por homens, e onde o “machismo” é entendido como normal?

A solução seria encontrada somente no ano seguinte da gravação do disco: turnê no Japão. Só que isso será tema abordado na resenha do disco “Queens of Noise”!


O DISCO

É muito provável que você já tenha escutado histórias de bandas que compuseram grandes hits em alguns minutos. Paranoid é, talvez, o exemplo mais clássico. Com as Runaways, aconteceu a mesma coisa.

A música de abertura do disco, Cherrie Bomb, foi o maior sucesso do grupo em todos os tempos. Só que essa música só foi composta para que Curie pudesse fazer o teste para a banda. Quando ela se apresentou para tal, só sabia cantar apenas uma música do David Bowie. É claro que a banda não sabia tocar essa música, então elas tiveram que improvisar. Jett e Fowley começaram a rabiscar algumas linhas e acordes, e em poucos minutos estavam com o clássico em suas mãos – só não sabiam disso ainda.

O disco todo é bem bacana de se ouvir, as canções têm boa estabilidade rítmica. Talvez essa característica desagrade alguns, os que curtem discos com mais variações. O fato é que não tem como não chacoalhar a cabeça em algumas faixas, como You Drive me Wild, Blackmail e o cover de Lou Reed Rock & Roll. Destaque também para o dueto de Curie e Jett em Dead End Justice, mostrando como elas se entrosaram bem.

Apesar disso, “The Runaways” não foi um sucesso comercial na época. Mesmo assim, recomendo, pois pra mim este é um ótimo disco que ficou sumido no meio de clássicos como “Frampton Comes Alive”, “Dirty Deeds Done Dirt Cheap” e “Hotel California”.


LISTA DE FAIXAS

1. Cherry Bomb
2. You Drive Me Wild
3. Is It Day or Night?
4. Thunder
5. Rock & Roll
6. Lovers
7. American Nights
8. Blackmail
9. Secrets
10. Dead End Justice


AVALIAÇÃO 0-10

Nota 8.


OUTRAS REFERÊNCIAS

Currie, C. “Neon Angel: A Memoir Of a Runaway”. Inglês. 304 p. Harper: EUA.

Filme: “The Runaways – Garotas do rock”. Dir.: Floria Sigismondi. Com: Kristen Stewart, Dakota Fanning e Michael Shannon. 106 minutos. EUA, 2010.

2 comentários:

  1. É isso cara, vida longa ao blog e ao rock and roll. Sugiro comentar o álbum de retorno do Camisa aos estúdios, "Quem é Você?". Abração. Beto

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  2. Grande sugestão! É um excelente disco, um dos melhores do Camisa.

    Com certeza, será um que figurará aqui no "Essa eu já ouvi"


    Valeu cara, abração

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